A Nokia e a Furukawa Electric LatAm, parceiras desde 2022 na oferta de tecnologias POL - Passive Optical LAN para o mercado empresarial, anunciaram a ampliação do acordo para atender o setor de data centers. As empresas apresentaram a novidade e as oportunidades de negócios para integradores e distribuidores brasileiros em um evento realizado no dia 15 de outubro na sede da Nokia, em São Paulo, com apoio da UBIC – União Brasileira de Instaladores de Cabeamento.

O anúncio é motivado pelo sucesso da parceria inicial, que combina a linha de infraestrutura passiva Laserway da Furukawa, como fibra óptica, rosetas e splitters, com os equipamentos ativos da Nokia (OLTs e ONTs). “Nesses últimos 14 meses, finalizamos cerca de 30 projetos em conjunto e temos muitos outros em prospecção e negociação. O mercado continua crescendo e vemos boas perspectivas de crescimento para a indústria, empresas de distribuição e integradores”, disse Mauricio Takashima, gerente de Parcerias na Furukawa.

“A parceria tem sido um sucesso e ainda tem muito a crescer, com a migração das redes de cobre para fibra em todos os segmentos”, disse Sergio Calado, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia – Fixed Networks.

Para data centers, a solução inclui a linha de cabeamento ITMax da Furukawa e os equipamentos IP da Nokia, como switches e roteadores, além da plataforma para automação de data centers (Event-Driven Automation - EDA), o sistema operacional de redes e roteadores baseados em Linux (SR Linux, 7750 SR e 7220 IXR) e o software DeepField Defender para detecção e mitigação de ataques de tipo Distributed Denial of Service (DDoS). “A ideia é oferecer uma solução completa em turnkey para data centers, assim como fazemos hoje com o Laserway”, destacou Calado.

As empresas estão otimistas. “Temos 64% de mercado em cabeamento óptico e metálico no Brasil e podemos seguir esse exemplo também em data centers. Dos últimos 10 grandes data centers construídos no Brasil, a Furukawa participou em sete”, afirmou Takashima. Além disso, a empresa está realizando um trabalho global junto aos principais hyperscales. Um outro potencial de mercado são os data centers on premises. Muitas empresas estão saindo da nuvem ou mantendo nuvens híbridas, com estruturas também locais devido ao custo/benefício e segurança dessas informações. “Há também os data centers edge e os provedores de Internet investindo nessa área para ofertar serviços de colocation e nuvem”, acrescentou.

Para o início de 2025, a parceria vai incluir também os pontos de acesso da Ruckus (CommScope). A Nokia e Ruckus estão trabalhando para ter uma interoperabilidade total entre todos os equipamentos. “Em um projeto futuro de POL, agregar os equipamentos será quase um plug and play, sem necessidade de muitas configurações ou ajustes nas redes”, disse o executivo da Furukawa.

Outro destaque é o Nokia EDA (Event-Driven Automation), projetado para a era da IA - Inteligência Artificial, capaz de elevar o nível das operações de rede de data centers com uma abordagem baseada em Kubernetes para fornecer uma gestão de ciclo de vida confiável, simplificada e adaptável. A nova plataforma reduz a zero o erro humano nas operações de rede, diminuindo interrupções e o tempo de inatividade dos aplicativos, além de diminuir o esforço operacional em até 40%.

“Hoje, a fabricação do hardware para data centers é crucial, mas precisamos de automação e otimização de processos em multivendor. Os grandes provedores de serviços não têm um único vendor, têm mais de um. A Nokia surgiu com a EDA para transformar toda a parte de hardware de maneira agnóstica e ter uma plataforma de high level que possa fazer essa orquestração”, explicou Maxwell Oliveira, desenvolvedor de negócios de Produtos IP da Nokia.

Com a parceria junto à Furukawa, os integradores poderão ter acesso à tecnologia e novos produtos, proporcionando soluções avançadas aos clientes finais.



Mais Notícias RTI



V.tal lança a marca Tecto Data Centers para unidade de negócios de data centers

Empresa tem plano de expansão para novas instalações para Porto Alegre e Santana de Parnaíba, nesta fase inicial.

21/10/2024


Eletrons Soluções apresenta dispositivo para melhorar a infraestrutura de postes

Solução patenteada organiza e multiplica a capacidade de pontos de fixação.

21/10/2024


TD Synnex oferece soluções multinuvem da Vawlt para segurança e armazenamento de dados 

Solução combina ambientes on premises com nuvens privadas e múltiplas nuvens públicas.

21/10/2024